Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo
CRCSP para todos: valorização, transparência e comprometimento

ISO 9001:2015 Facebook YouTube Twitter Instagram Linkedin Transparência

Outubro Rosa: CRCSP apoia a campanha de enfrentamento ao câncer de mama

Publicado em 27/9/2024

Outubro é o mês de enfrentamento ao câncer de mama e, como nos anos anteriores, o CRCSP mais uma vez apoia a campanha Outubro Rosa, com palestras educativas e a publicação de materiais informativos sobre o tema. As ações, desenvolvidas pela Comissão CRCSP Mulher, visam alertar as profissionais da contabilidade sobre os perigos do câncer de mama e promover uma mobilização no meio contábil de conscientização, prevenção à doença e de apoio às pessoas acometidas por ela.

O Outubro Rosa é um movimento internacional criado no início da década de 1990 para conscientizar as pessoas sobre os perigos do câncer de mama e incentivar a realização de exames periódicos como forma de detectar a doença em seus estágios iniciais, o que amplia o sucesso do tratamento.

O laço rosa, símbolo da campanha, foi utilizado pela primeira vez pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York (EUA), tornando-se então um lembrete sobre a importância da prevenção e do enfrentamento ao câncer de mama.

No Brasil, a campanha Outubro Rosa conta com o apoio de diversas entidades, empresas e órgãos públicos, que iluminam suas fachadas com a cor rosa e divulgam informações sobre esta, que é uma das doenças que mais acometem as mulheres no mundo.

O câncer de mama é a doença oncológica que mais ataca as mulheres no Brasil, com 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para 2024, o Inca estima 73.610 novos, 99% deles em mulheres.

Entre as orientações do Inca, a principal é a realização de exames periódicos regulares, que permitem a detecção do câncer em seus estágios iniciais, o que amplia a chance de sucesso do tratamento e redução da mortalidade. O instituto recomenda ainda a adoção de hábitos saudáveis como forma de prevenção à doença.

Para saber mais sobre o câncer de mama, acesse a página do Inca na internet.